Workshop Emprego Apoiado: a importância social do emprego

Qual o papel do emprego para a vida adulta de uma pessoa com T21 (síndrome de Down)? As empresas estão preparadas para recebê-las? Os adultos com T21 estão preparados para mais esse desafio da vida adulta? Como o mercado de trabalho trata pessoas com deficiência intelectual? Para responder essas e outras perguntas que poderiam surgir para as nossas famílias associadas, realizamos um workshop chamado Emprego Apoiado: a importância social do emprego.
Recebemos as advogadas Maristela Lugon (Advogada e doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais) e a Jeane Martins (Doutora e Mestre em Direito, Advogada Trabalhista, Professora de Direito do Trabalho) para conversar sobre a legislação trabalhista e responder as dúvidas dos presentes.
Este é um passo muito desejado pela associação Vitória Down para subsidiar às famílias todas as informações possíveis para o posterior encaminhamento de nossa população ao mercado de trabalho, através da metodologia do Emprego Apoiado, que já é um projeto sendo trabalhado por uma equipe interna formada pela Camila Mendes (terapeuta ocupacional), Jéssica Dalgobbo (psicóloga) e Polyanna Barboza (pedagoga) para identificar os usuários que poderiam estar no mercado de trabalho e fazer a ponte com empresas que estão dispostas a abrir as suas portas de oportunidades para nós.
É imprescindível lembrar que o direito ao trabalho é assegurado pela Constituição e pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Queremos sequência a esse trabalho para dar visibilidade às questões de empregabilidade da pessoa com síndrome de Down no Espírito Santo.
Comentários