A Inclusão das Inteligências

A Inclusão das Inteligências

Image

O curso A Inclusão das Inteligências: Saindo de um Aquário para um Mar de Possibilidades foi criado a partir da parceria entre a associação Vitória Down e o Projeto Conviver Inclusão de São Paulo, com o objetivo de prover informações e estratégias práticas para estudantes, profissionais da educação, terapeutas e pais ou responsáveis de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla para criar um ambiente mais propício para a prática da Educação Inclusiva, abrindo a mente das pessoas para um mar de possibilidades.

Nos dias 22 e 23 de outubro, aqui no auditório Wilson Nunes, na sede da associação, conversamos sobre como proporcionar uma educação mais inclusiva para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, explorando conceitos e atitudes dentro dos núcleos: família, os profissionais da escola e os terapeutas, que devem estar alinhados para otimizar a aprendizagem do aluno, levando em consideração as suas necessidades.

Palestraram a neuropsicopedagoga Neusa Venditte, do Projeto Conviver Inclusão, a coordenadora do núcleo de atenção à família da Vitória Down, Carolina Brancato e a psicóloga Larissa Gantos. Além disso, presente no curso, estava a professora e Dra. Ester Miyuki Nakamura Palacios, que trouxe mais informações sobre a deficiência intelectual.

No dia a dia da associação escutamos vários relatos de mães que não veem os filhos sendo incluídos na sala de aula por causa da deficiência intelectual e também entendemos o desafio que muitos profissionais da educação encaram diariamente, com falta de apoio e recursos. Mas é necessário que se tenha essa visão de inclusão para a educação, que os alunos com esses desafios encontrem apoio e incentivo e possam aprender junto dos seus colegas, inseridos e participando das atividades em conjunto.

Conseguimos derrubar muitos obstáculos para chegar onde estamos hoje, inclusive a própria presença de alunos com deficiência na escola regular, mas para que essa educação seja mesmo inclusiva, os alunos com deficiência precisam estar aprendendo e participando assim como os alunos sem deficiência. E essa é uma responsabilidade dos pais/responsáveis, da escola, dos profissionais de educação e terapeutas.

Acreditamos que a educação transforma vidas e cria oportunidades, por isso é muito importante que TODOS tenham acesso à educação, com os apoios que precisam: Vamos praticar A INCLUSÃO DAS INTELIGÊNCIAS.

Agradecemos a presença de um público diverso e participativo e pela vontade de espalhar uma Educação mais Inclusiva no nosso Espírito Santo.

Comentários

FALE COM A
VITÓRIA DOWN

Fale com a nossa equipe através dos contatos ou formulário abaixo. Responderemos o mais breve possível.

  • Image

    Endereço

    R. Nahum Prado, 50 - Republica,
    Vitória - ES, 29070-190
  • Image

    Contato

    • Tel : (27) 3314-1174
    • Cel : (27) 99223-6810
    • Email : contato@vitoriadown.com.br

Desenvolvido pela

Inscreva-se no nosso BOLETIM SEMANAL: