Importância da Fonoaudiologia

Importância da Fonoaudiologia

Image

A fonoaudiologia é a ciência responsável pela avaliação e estimulação das funções cognitivas, sensoriais e motoras envolvidas no desenvolvimento global, oral e cognitivo-linguístico de bebês, crianças, adolescentes e adultos com trissomia do cromossomo 21 (T21 ou síndrome de Down), ou seja, está presente na vida dessas pessoas e seus familiares em todas as fases da vida.

Na infância atua, principalmente, com as funções oromiofuncionais (sucção, respiração, mastigação, deglutição, fala/voz e mímica facial), auxiliando o processo de amamentação, introdução alimentar, e estimulação da fala. Já nas fases seguintes, adolescência e vida adulta, busca atuar também na estimulação cognitiva global da aprendizagem e comunicação, mais especificamente nas áreas da linguagem receptiva (compreensão), expressiva (fala) e escrita.

Nesta última, a Fonoterapia contribui para o refinamento da linguagem, estimulação e enriquecimento cognitivo, qualidade vocal e comunicativa com enfoque no desenvolvimento da autonomia, preparação/inserção no mercado de trabalho, além de estimular e aprimorar cada vez mais as atitudes comunicativas em diferentes âmbitos: pessoal, laboral, social e familiar.

Em todas fases o atendimento interdisciplinar faz a diferença na vida das pessoas com T21.

A fonoaudiologia atua em conjunto a médicos e terapeutas, visando práticas integradas, além de realizar orientações específicas à pais, familiares e escola, propiciando assim maior atenção à saúde, autonomia e inclusão na T21.

Comentários

FALE COM A
VITÓRIA DOWN

Fale com a nossa equipe através dos contatos ou formulário abaixo. Responderemos o mais breve possível.

  • Image

    Endereço

    R. Nahum Prado, 50 - Republica,
    Vitória - ES, 29070-190
  • Image

    Contato

    • Tel : (27) 3314-1174
    • Cel : (27) 99223-6810
    • Email : contato@vitoriadown.com.br

Desenvolvido pela

Inscreva-se no nosso BOLETIM SEMANAL: