Serviços CAIF

Centro de Atenção Integral à Família – CAIF

Considerando a família como principal protagonista na inclusão e qualidade de vida das pessoas com trissomia do cromossomo 21 (T21), mais comumente conhecida como síndrome de Down, este centro tem como objetivo acolher, orientar, encaminhar, acompanhar e engajar as famílias em uma rede de apoio mútuo que promova a qualidade de vida e a inclusão social.

A equipe multidisciplinar deste centro recebe as famílias desde o período gestacional ou o nascimento, quando é descoberto o diagnóstico da T21, até o envelhecimento. As ações que ele executa visam o bem estar do grupo familiar com diversas ações que potencializam a força e experiência que cada família traz, e o trabalho conjunto para superar os possíveis desafios.

Atualmente o CAIF é composto por assistente social, enfermeira, psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, nutricionista, enfermeira e uma coordenadora. Entre as ações oferecidas estão o Acolhimento do Momento da Notícia; a Orientação Familiar; o Encontro de Escuta Ativa; o Grupo de Irmãos, os Atendimentos Sociais; o e Atendimentos da Saúde.

Image

Nutrição

No passado, tínhamos a visão de que, devido à alteração cromossômica, a contribuição de fatores epigenéticos, nutricionais e ambientais não eram muito relevantes para as pessoas com T21. No entanto, hoje sabemos que a nutrição pode alterar a expressão dos genes e melhorar a qualidade de vida de pessoas. A síndrome de Down é um dos exemplos mais claros da efetividade da nutrigenômica já que os nutrientes, em sua forma variada, irão melhorar a saúde e/ou prevenir complicações permitindo maior qualidade de vida a todos.

Uma alimentação viva (provenientes em sua maioria de frutas, verduras e legumes e alimentos minimamente processados) e nutricionalmente equilibrada associada à individualidade é de extrema importância para à promoção da saúde de qualquer pessoa!

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é a ciência responsável pela avaliação e estimulação das funções cognitivas, sensoriais e motoras envolvidas no desenvolvimento global, oral e cognitivo-linguístico e está presente na vida das pessoas com T21 e seus familiares em todas as fases da vida.

Na infância atua, principalmente, com as funções oromiofuncionais (sucção, respiração, mastigação, deglutição, fala/voz e mímica facial), auxiliando o processo de amamentação, introdução alimentar, e estimulação da fala. Já nas fases seguintes, adolescência e vida adulta, busca atuar também na estimulação cognitiva global da aprendizagem e comunicação, mais especificamente nas áreas da linguagem receptiva (compreensão), expressiva (fala) e escrita.

A fonoaudióloga realiza orientações específicas e atua em conjunto com outros profissionais de atenção à saúde visando práticas integradas que propiciam a autonomia e inclusão na T21.

Psicologia

O serviço de psicologia presta atendimento e/ou orientação aos usuários e a suas famílias, por meio da condução de grupos terapêuticos, atendimento clinico, acolhimento, orientações, encontros bem como a produção de conteúdo para as redes sociais e materiais socioeducativos.

Possui uma atuação em rede interagindo com outros profissionais internos e externos contribuindo nas condutas interdisciplinares a serem seguidas em benefício da saúde emocional e a qualidade de vida dos usuários e das suas famílias.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional (TO) contribui para aquisições de habilidades para desempenho das ocupações. Chamamos de ocupações todas as atividades do nosso cotidiano, como por exemplo as Atividades de Vida Diária (AVDs), as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), o brincar, lazer, trabalho, descanso e participação social.

As AVDs são atividades de alimentação, higiene, vestuário, que são voltadas ao cuidado com o próprio corpo. E as AIVDs são atividades de apoio à vida diária dentro de casa e na comunidade, como gerenciamento do lar, gerenciamento financeiro, preparo de refeições e limpeza.

O terapeuta ocupacional auxilia a pessoa com T21 no desenvolvimento de novas habilidades e pode realizar adaptações no ambiente, de acordo com as necessidades, para que as atividades cotidianas sejam realizadas de forma independente e autônoma. Ele também atua orientando toda a equipe técnica e de forma interdisciplinar com outros profissionais.

Image

Enfermagem

A enfermeira presta atendimento para apoio, orientação e acompanhamento nas diferentes fases do ciclo da vida da pessoa com T21. Realiza uma triagem na que conhece as demandas específicas do usuário para interagir e/ou encaminhar a outros profissionais internos e externos que, de forma integrada, contribuindo nas condutas interdisciplinares a serem seguidas em benefício da saúde e qualidade de vida dos usuários e suas famílias.

Sua atuação visa, entre outras, o apoio do aleitamento materno, principais cuidados básicos ao recém-nascido, acompanhamento dos parâmetros de crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor com base na Caderneta de Saúde da Criança, estimular e orientar sobre o brincar na saúde da criança; acompanhar a imunização, fazendo vigilância ativa à caderneta de vacinação dos usuários, orientar sobre a prevenção dos principais acidentes e os temas relacionadas a saúde da mulher, etc

Todo o trabalho é com base nas Diretrizes de Atenção à Pessoa com síndrome de Down do Ministério da Saúde.

Serviço Social

O setor de Serviço Social funciona como porta de entrada da associação para as famílias e pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 que desejam participar das ações oferecidas pela Vitória Down. No atendimento às famílias, é informado sobre a constituição da associação e dado orientações quanto aos direitos, necessidades e cuidado da pessoa com T21.

O Serviço Social busca promover ações que visam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da autonomia de pessoas com Trissomia do 21, visando a sua plena participação social, além de atuar diretamente na defesa e garantia de direitos. Ações do setor de Serviço Social: Acolhimento, Anamnese, Atendimento Psicossocial, Estudo de Casos, Encaminhamento à Rede de Serviços, Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais, Mobilização de Recursos, Representação nos Conselhos Municipais de Direitos e outras.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao movimento, sendo indicada logo após o nascimento, quando se inicia a estimulação precoce utilizando técnicas que procuram inibir a adoção de posturas inadequadas e promover posturas e movimentos funcionais, estimulando o Desenvolvimento Neuropsicomotor.

Através de técnicas de estimulação motora e sensorial, fornecerá condições para o desenvolvimento pleno e a criança passará por todas as fases desde rolar ao andar e ir para a escola à faculdade, tudo no tempo dela.

FALE COM A
VITÓRIA DOWN

Fale com a nossa equipe através dos contatos ou formulário abaixo. Responderemos o mais breve possível.

  • Image

    Endereço

    R. Nahum Prado, 50 - Republica,
    Vitória - ES, 29070-190
  • Image

    Contato

    • Tel : (27) 3314-1174
    • Cel : (27) 99223-6810
    • Email : contato@vitoriadown.com.br

Desenvolvido pela

Inscreva-se no nosso BOLETIM SEMANAL: