Quem Somos

Diretoria

BIÊNIO 2019-2022​

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Presidente: Lisley Sophia Nunes Dias

  • Vice-Presidente: Lucimar Costa Dalla Bernardina

  • Secretária: Lívia Pinaffo Dalla Bernardina

  • Diretor Administrativo/Financeiro: Alfredo Luiz Pagani

CONSELHO FISCAL

  • Presidente: Weiller Ângelo da Silva

  • Moderador: Jaqueline Abreu dos Santos Federman

  • Moderador: Helder Bergamin Pimental Dias

Ata de eleição e posse

Texto histórico

A Associação Vitória Down foi fundada em 1998 por um grupo de pessoas que decidiram se unir na luta pela garantia de direitos das pessoas com síndrome de Down.

Desde então, mostrou-se uma iniciativa extremamente necessária à comunidade capixaba por se tratar de um dos poucos espaços do estado que oferece à população o conforto, o acolhimento, a orientação, informações, encaminhamentos e o acompanhamento às famílias cujos filhos têm a síndrome de Down.

Com caráter socioeducativo/informativo foi constituída sob forma de Sociedade Civil de direitos privados, sem fins lucrativos.

Desde sua fundação, a Associação Vitória Down vem desenvolvendo diversas ações destinadas às crianças, adolescentes e jovens com a Síndrome de Down, sendo que tais atividades são pautadas na luta por políticas públicas inclusivas e garantia de direitos as pessoas com deficiência e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando o alcance destes a sua plena cidadania.

Vale ressaltar que, Associação Vitória Down é filiada à Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down – FBASD e a Federação Nacional das Apaes – FENAPAES. Tem representação no Comitê Científico da Comissão de Autonomia e Vida Independente da Federação Iberoamericana de Síndrome de Down – FIADOWN.

Possui Título de Utilidade Pública Estadual e Titulo de Utilidade Pública Municipal em Vitória/ES e é inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória – COMASV, no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória – CONCAV e com representação no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED.

Possui Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS que dá oportunidade a Associação de isenção do pagamento das contribuições sociais incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos seus empregados e trabalhadores, bem como, receber transferências de recursos governamentais a título de subvenções sociais a partir de editais de chamamento público.

É imprescindível que a instituição mantenha suas atividades, levando em consideração sua importância para a população do Estado do Espírito Santo e a contribuição na luta pela garantia de direitos e políticas públicas para as pessoas com deficiência da sociedade como um todo. Entendemos que é necessário evoluir na efetiva inclusão das pessoas com síndrome de Down e é neste âmbito que a Associação e seus profissionais atuam.

Comissões

Saúde e Educação

A Comissão de Saúde da Vitória Down foi formada em 2017 por um grupo de pais e profissionais interessados em trabalhar junto à associação com o objetivo de melhorar a qualidade da atenção à saúde das pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 no Espírito Santo.

Em 2017 a comissão organizou o “I Fórum Capixaba de Atenção à Saúde da Pessoa com T21”, realizado em parceria com a equipe da clínica Integrativa Elo21, que aconteceu entre os dias 19 a 20 de outubro de 2018, na Universidade de Vila Velha (UVV).

Posteriormente foi realizado o Primeiro Curso de Capacitação em Saúde na Saúde da T21, que contemplou a interdisciplinaridade entre as especialidades de odontologia, fonoaudiologia e nutrição. O curso aconteceu entre os dias 31/05 e 2/06 no campus de Maruípe da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), com a qual foi assinado um Termo de Cooperação que visa a interação entre profissionais, estudantes e famílias; desenvolvimento de pesquisas e outros projetos.

Atualmente, a comissão continua trabalhando na organização em prol de um segundo Curso de Capacitação, contatando profissionais com experiência em temas relacionados à saúde na T21 e na busca por recursos para viabilizar as futuras ações.

Depoimentos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.
John Doe
mãe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.
John Doe
mãe

Missão

Promover a inclusão social, por meio da melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das habilidades e competências da pessoa com T21.

Visão

Ser referência em instituição fomentadora da inclusão social no Brasil.

Valores

Comprometimento, solidariedade, disponibilidade, afeto, ética e acreditar na capacidade das pessoas com T21.

Transparência